Maestro Luís Martins

Luís Martins começou a tocar saxofone na banda filarmónica de Ribaldeira, perto de Sobral de Monte Agraço de onde é natural.

Licenciado em Saxofone pela Universidade de Évora (UE) na classe dos professores Mário Marques e José Massarrão, iniciou os seus estudos na Escola Profissional de Música de Almada (EPMA), tendo ainda frequentado Master-classes com Alberto Roque, Jean-Yves Fourmeau, Claude Delangle, Henk Van Twillert, James Houlik e Vincent David.

Na área do Jazz estudou na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas (Hot Club), e posteriormente teve aulas particulares de improvisação com o saxofonista José Menezes.

São de sua autoria o workshop de Jazz “Sobral Jazz”, “Saxcamaleão” peça original para Saxofone e Narrador e de sua co-autoria o projeto de músicas do mundo “Saxion”.

Ao longo da sua carreira tem lecionado saxofone em várias escolas, sendo atualmente professor na Academia de Música e Artes de Sapataria/Sobral de Monte Agraço, da qual é membro fundador.

É músico da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa desde 2003 e tem participado paralelamente em inúmeros projetos musicais: Orquestra de saxofones de Palmela, Lisbon Swingers Big Band, Festival Internacional de Saxofone de Palmela (FISP), “Judy Garland, O fim do arco íris” no teatro Politeama, Quarteto de Saxofones da Banda da Força Aérea Portuguesa, The Cifra, Vila Compasso, Universus Ensemble, Alão Jazz Big Band entre outros.

Deste 2021 é maestro da Banda da Sociedade 1º de Dezembro de Encarnação (Mafra) e diretor pedagógico da sua escola de música.

Podem segui-lo no Instagram Luís Martins (@saxcamalionico).